Aperçu des sections

  • Abordagem e intervenção clínica breve em fumadores

    Responsável: Profª. Doutora Sofia Ravara





  • Objetivos

    Este curso pretende promover uma visão global sobre as técnicas e tratamentos da cessação tabágica. Ao finalizar o cursos, os participantes serão capazes de:

    1. Conhecer a magnitude da epidemia do tabagismo e as consequências do consumo de tabaco.
    2. Saber avaliar e diagnosticar o doente fumador.
    3. Conhecer como oferecer ajuda a um doente fumador, em função das suas características.
    4. Aprender as estratégias e intervenções eficazes  na cessação tabágica. 


    • Atividades pedagógicas

      ENQUADRAMENTO

      De acordo com a OMS, globalmente e até 2020, dois terços das doenças prevalentes resultarão de comportamentos de risco para a saúde tais como alimentação inadequada, falta de atividade física regular, obesidade, uso de tabaco e consumo excessivo de álcool.

      Deste modo, a prescrição de hábitos e estilos de vida saudáveis, designada por Medicina dos Estilos de Vida ou Lifestyle Medicine, deverá ser uma competência essencial dos médicos e outros profissionais de saúde, não só para prevenir as doenças crónicas não transmissíveis, mas também para assegurar uma gestão e tratamento eficazes das doenças crónicas e da comorbilidade.

      No entanto, tal só poderá ser realidade se os serviços de saúde estiverem reorientados para a promoção da saúde e cuidados preventivos, e não apenas centrados na prestação de cuidados clínicos na doença. Esta reorientação dos serviços de saúde exige um forte investimento na mudança de paradigma da educação médica e da formação continuada dos profissionais de saúde. Acresce que as atitudes, comportamentos e habilidades da abordagem clínica dos estilos de vida são influenciados pelos estilos de vida dos próprios médicos e outros profissionais de saúde, estudantes de medicina e docentes.  

       

      Abordagem e intervenção clínica breve em fumadores (curso em b-learning)

       

      Neste contexto, e de acordo com os objetivos do Núcleo de Estilos de Vida Saudável da FCS, UBI, foi criado um novo módulo do programa de aprendizagem específica das competências da Medicina dos estilos de vida, com foco na cessação tabágica e usando as novas tecnologias de informação.

       

      Este curso, integrado no Módulo de Cuidados de Saúde Primários II do 4º ano do MIM, embora da responsabilidade de docentes da Medicina Preventiva, combina dois componentes:

      ·         Formação e-learning interativa “Intervenção Breve em tabagismo”

      ·         Workshop prático

       

      O curso “The WHO e-learning course Training for primary care providers: brief tobacco interventions” é um curso interactivo sobre Intervenção Breve em Tabagismo, desenvolvido pela OMS em colaboração com peritos do tratamento da dependência tabágica. Através da exposição interativa,  este curso fornece os elementos básicos que qualquer profissional de saúde deve saber para poder oferecer aos seus pacientes aconselhamento para parar de fumar e gerir o seu tratamento de cessação. Em complemento, os alunos deverão ler o Manual do curso, secção "Participants book", pg 20-61. 

       O curso é interativo e inclui alguns vídeos demonstrativos. Os alunos deverão reflectir sobre as questões colocadas, escrevendo as suas reflexões pois faz parte do método de aprendizagem. É constituído por 6 módulos independentes, podendo ser realizado em 4 a 6 horas. Os formandos terão  até ao dia 2 de maio para realizar o curso on-line.  

      Os alunos deverão realizar os módulos do 1 ao 6, devendo ser realizados nesta sequência e podendo ser interrompidos para depois voltar ao ponto onde ficou.  

      Link de acesso:

      https://www.who.int/tobacco/quitting/training-for-primary-care-providers/en/

       Ver doc  PDF Link e passos a efectuar


      Avaliação

      O curso terá uma avaliação presencial em formato de PEMS, nos moldes tradicionais, i.e. nos computadores das salas de AP. Vale 50% da avaliação global. A avaliação PEM será no dia 3 de Maio às 15 horas. 

      Os dias dos workshops e respectivas rotações serão:
      rotação B 15 de Maio
      rotação C 21 de Maio
      rotação A 4 de Junho


      A participação no workshop é obrigatória e valerá 50% da avaliação.

       

      Workshop prático

      Com o objetivo de expor os formandos às estratégias e técnicas do aconselhamento breve em tabagismo e de lhes proporcionar oportunidades de praticar o uso delas, este workshop utiliza métodos de aprendizagem didáticos e participativos, tais como apresentação, discussão interativa, demonstração prática com role play e resolução de casos clínicos em pequenos grupos.

      O workshop terá a duração de 8 horas num dia único, e será administrado aos alunos do 4º ano do MIM, após a conclusão do e-learning. O workshop será avaliado pela presença e participação dos alunos nas atividades. O objetivo do workshop é a aplicação/demonstração  da intervenção breve à prática clínica, através da resolução de diferentes casos clínicos.

      Os formadores têm formação avançada e acreditada e experiência clínica em tratamento de fumadores. 

      No final do ano letivo, a estação do ACI de Medicina Preventiva será sobre a intervenção breve em tabagismo ( caso clínico para resolver com várias questões). 

       


    • Avaliação

      A avaliação será:

       

      1) teórica - PEMS abrangendo o curso e-learning.  3 de Maio às 15.30 horas. 

       
       

      2) teórica prática-  participação dos alunos no workshop.

      rotação B 15 de Maio - alterado para dia 18 de JUNHO
      rotação C 21 de Maio
      rotação A 4 de Junho

       

      É obrigatório 100% de assiduidade.