Lista de tópicos

  • CURSO OPCIONAL DE EDUCAÇÃO MÉDICA

    Responsável: Profª Doutora Isabel Neto

    Docentes

    • Profª Doutora Isabel neto
    • Profº Doutora Mafalda Fonseca
    • Prof. Doutor Miguel Castelo Branco
    • Dra Juliana Sá
    • Dr. Ricardo Tjeng
    • Dr. Pedro Lito


  • Objetivos, resultados da aprendizagem e avaliação. Planificação das atividades pedagógicas

    Objetivo geral:

    Dar ao aluno uma visão dos princípios gerais da educação médica e das ferramentas adequadas para o desenvolvimento de competências de formação na área da medicina e das ciências da saúde.

    No final deste curso opcional os alunos deverão ser capazes de:

      • identificar os documentos e instituições nacionais e internacionais que têm marcado o desenvolvimento da educação médica
      • caracterizar o ensino centrado no aluno
      • identificar o papel do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem
      • caracterizar diferentes formas de organização curricular
      • diferenciar competências, resultados de aprendizagem e objetivos específicos
      • caracterizar diferentes metodologias pedagógicas em diferentes contextos de aprendizagem
      • identificar formas de medir a aprendizagem dos estudantes incluindo a realização de feedback
      • identificar oportunidades de investigação em educação médica


    A avaliação é realizada através de:

      • participação nas discussões, trabalho em equipa, colaboração (10%)
      • trabalho em grupo sobre um tema, a apresentar no final do curso (45%)
      • outros trabalhos e reflexões (45%)


  • Trabalho em grupo

  • 1ª aula - O que é a Educação Médica? O que tem marcado a Educação Médica que a caracteriza nos tempos atuais?

  • 2ª aula - Competências, resultados da aprendizagem e objetivos específicos. Organização do currículo.

  • 3ª aula - Metodologias Pedagógicas_16-18h_ sala C0 157

    Objectivos

    • Caracterizar diferentes metodologias que estimulem uma efetiva aprendizagem, de acordo com os objetivos definidos.

    • Identificar metodologias pedagógicas adequadas para pequenos e grandes grupos de alunos.

    • Identificar diferentes contextos de aprendizagem (ex. clínico, de simulação, em sala de aula) e as metodologias pedagógicas que melhor se adequam a cada um.

    . Distinguir algumas das principais estratégias educativas: Outcome-based learning, Integrated learning, Team-based Learning, Problem-based Learning

    • Caracterizar e identificar vantagens e desvantagens do ensino baseado em tecnologias.

    Bibliografia

    Secção 2 e 3 do Livro de apoio recomendado anteriormente:

     A Practical guide for Medical teachers. 4th edition J.Dent and R. Harden ed, Elsevier 2014

  • 4ª aula - Avaliação e Feedback

    Objetivos

    •Identificar e caracterizar os instrumentos mais adequados à avaliação de diferentes competências (avaliação de conhecimentos, de procedimentos e de atitudes).
    •Ajustar os instrumentos de avaliação de acordo com os objetivos e os contextos de aprendizagem.
    •Identificar as formas mais adequadas para dar feedback.


    Bibliografia

    Secção 6 do Livro de apoio recomendado anteriormente:

    A Practical guide for Medical teachers.4th edition J.Dent and R. Harden ed, Elsevier 2014


    Tarefa em grupo para dia 9 de Abril (apresentação de 5 min)
    Estudar 4 instrumentos de avaliação utilizados na aprendizagem em meio clínico:

    1- DOPS (Direct observation of procedural skis)

     2- ECOE (objective structured clinical examinations)

    3-  Mini-CEX (mini-clinical evaluation exercise)

     4- Case-based Discussion (CBD)

    Para cada um sintetizar as principais noções sobre: 

    Em que consiste ?

    Características ?

    Recursos necessários?

    Competencias avaliadas?

    Limitações?




  • Investigação em Educação Médica

    Objetivo

    Reconhecer a importância da investigação em Educação Médica no processo de formação dos médicos.

    Documento de apoio: Research in Medical Education: A Primer for Medical Students (AAMC)

    Tutorial complementar: Introduction to Educational Research. Educator Hub

    • Tópico 8

      • Tópico 9

        • Tópico 10